Foi a partir do big-bang que o universo se originou. Diz-se que o universo estava concentrado numa pequena bola de particulas que a dada altura explodiu e foi a partir dessa explosão que o universo surgiu. Nos primeiros 300 000 anos formou-se o Hidrogénio e o Hélio existente e a partir da fusão dos mesmos originou-se todos os outros elementos quimicos. Estes elementos quimicos deram origem a matéria que formou os constituintes do universo.
Formação do Sistema solar
O sistema solar originou-se a partir de uma estrela. Essa estrela fundiu, dando origem a uma supernova, o material da mesma começa a agrupar-se em nucleos de massa e um desses grupos originou o sistema solar. Nucleo de massa começa a rodar, ao entrar nesta actividade a bola começa a achatar e algum dos materiais dessa bola de nucleo começa a espalhar-se por o espaço originando os restantes astros so sistema solar. A massa central originou ao sol e os restantes astros ficaram a gravitar em torno do sol.
Estrela- É o astro, num sistema, de maior dimensão, é rochoso, muito denso e de forma esférica. Tem na sua constituição grande quantidade de Hélio e Hidrogénio, sendo estes elementos químicos os responsáveis pela luminosidade da estrela.
Planeta secundário- É um astro rochoso de forma esférica que descreve uma órbita à volta do planeta principal (de menor dimensão que o planeta principal).
Planeta anão- É um astro rochoso de forma esférica, de pequenas dimensões, que descreve uma órbita diferente da dos outros planetas do seu sistema. Ex: Plutão e Sedna.
Cometa- Astro rochoso de forma esférica coberto de poeiras e gases congelados. Descreve uma órbita excêntrica em relação aos outros planetas. Torna-se visível quando se aproxima da estrela, os gases congelados descongelam e o cometa fica com um aspecto de cauda cabeleira e núcleo (gotas brilham), quando se afasta da estrela fica com o aspecto de uma esfera de gelo suja.
Asteróide- Astro rochoso de forma irregular. No Sistema Solar localizam-se, preferencialmente, em duas cinturas: na cintura interna (cintura de Apollo e Amor), entre Marte e Júpiter e na cintura externa para lá de Plutão. A maioria dos meteoritos que embatem na superfície terrestre provém da cintura interna.
Os meteoritos São fragmentos de astros que embatem na superfície terrestre e dão-nos informações preciosas sobre os constituintes do Universo (como irás ver).
Calcula-se que anualmente embatam na superfície terrestre cerca de 500 meteoritos. Como cerca de 2/3 da Terra é oceano 2/3 dos continentes são despovoados, resta-nos cerca de 50 meteoritos para estudar.
Meteoros - são fragmentos de astros que atravessam a nossa atmosfera.
Estrelas cadentes- São poeiras e gases provenientes de fragmentos de asteróides e de cometas que entram na nossa atmosfera e ardem.
Tipo de Galáxias
Há quatro tipo de galáxias:
- espiral
- espiral barrada
- elipticas
- irregulares
História da Astronomia
ver em:
http://ciencias3c.cvg.com.pt/historiadaastro.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário